17/8/2018 - Campinas - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Campinas
A 2ª edição do programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Campinas abre as inscrições para as escolas nesta quarta-feira (15) até o próximo dia 22. Nesta edição apenas as escolas particulares da cidade que tenham alunos matriculados nos 8º e 9º anos poderão participar.
A novidade é que desta vez, a inscrição será feita exclusivamente pelo site do Parlamento Jovem, que inclusive ganhou um novo botão de direcionamento na capa do site do legislativo campineiro. Na edição anterior, as inscrições eram realizadas por e-mail através do envio de uma ficha preenchida. Este mesmo formulário eletrônico está disponível no próprio site.
Após este período os organizadores do programa devem divulgar as escolas selecionadas no dia 23 de agosto e depois iniciar todo o processo de treinamento, visitas e interação com a rotina parlamentar da Câmara de Campinas.
Saiba mais:
O parlamento Jovem é um programa de formação política que tem por objetivo potencializar a atuação democrática e o protagonismo político dos jovens. Com edições destinadas a alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares, o PJ possibilita a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde estudantes eleitos pelas próprias comunidades escolares atum como um jovem vereador. O programa é coordenado pela Elecamp ( Escola do Legislativo de Campinas) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e diversas outras instituições parceiras.
Vale lembrar que o atual formato do PJ passou a funcionar neste ano de 2018, por iniciativa da presidência da Câmara, que reformulou o projeto que existia até então e que havia funcionado pela última vez em 2010. O diferencial do Parlamento Jovem atual em relação às versões anteriores é justamente a formação dada pela Elecamp a professores e aos próprios alunos participantes, garantindo embasamento aos parlamentares estudantis para que possam atuar no PJ.
Cada escola participante recebe material didático sobre diversos temas presentes na Constituição Federal para reflexão e discussão com os alunos na unidade escolar, e tem autonomia para decidir como vai proceder à eleição do vereador que representará o colégio. Os alunos eleitos tomam posse e, apadrinhados por um vereador, apresentam projetos, têm a oportunidade de aprender sobre o processo legislativo, desenvolver habilidades de argumentação, respeitando a diversidade de opiniões e construindo um olhar crítico sobre a realidade. As escolas que se inscreverem no site da Câmara Municipal estarão se candidatando às cadeiras do Parlamento Jovem.
São 33 ao todo, porque esse é o atual número de parlamentares da Câmara Municipal de Campinas. Porém, assim como ocorre na vida real, também são eleitos os suplentes do parlamento, que poderão vir a ocupar o cargo no caso de ausência dos titulares.
Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.