20/9/2016 - Campinas - SP
da assessoria de imprensa
Diego da Silva Mota, 19 anos, nascido em Limeira, está no segundo ano do curso de Ciências do Esporte e diz que um dos planos mais importantes para sua formação é construir conhecimentos sólidos e adquirir experiência profissional na área de esportes adaptados. Dois anos atrás, ele achava ser impossível estudar em uma universidade pública: “era como um sonho distante”.
Entretanto, quando cursava o terceiro ano do ensino médio na Escola Técnica Estadual Trajano Camargo, sua escola recebeu a visita dos “Embaixadores da FCA” (alunos da Faculdade que vão até as escolas conversar sobre os cursos de graduação) e ele ouviu uma aluna falando sobre o curso de Ciências do Esporte. Nesse momento, Diego conta que decidiu pesquisar mais sobre o curso, conversou com seu professor de educação física e resolveu prestar o vestibular.
Ainda no ensino médio, juntamente com outros dois colegas, Diego havia desenvolvido um jogo de tabuleiro adaptado para pessoas com deficiência física nas mãos e/ou braços (nomeado de JOTADEF) e trabalhado como voluntário na Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (ARIL). “O objetivo do jogo é estimular a prática de esportes da mente, estimular o raciocínio lógico, auxiliar na fisioterapia e promover a socialização e inclusão social dos praticantes”. O projeto levou o segundo lugar na mostra de ciências e tecnologia do instituto 3M, sendo esta a primeira vez que alunos da Trajano Camargo e da cidade de Limeira foram premiados no evento. Ele conta que essas experiências foram essenciais para que decidisse cursar a graduação em Ciências do Esporte e que sua escolha tem se mostrado bastante acertada.
O aluno diz que se “encantou” pela área de pedagogia do esporte, assim como por outras disciplinas que compõem a variedade de conhecimentos que o curso engloba. “O curso me permite conhecer mais a fundo leis, estatutos e projetos voltados à área dos esportes adaptados. Disciplinas como Psicologia da Aprendizagem, Políticas Públicas em Esporte, Pedagogia do Jogo, Pedagogia do Esporte, Introdução aos Esportes Adaptados colaboram, de maneira teórico-prática, para que eu entenda múltiplos aspectos relacionados aos jogos para pessoas com deficiência e de que formas posso aprimorar o JOTADEF para que ele beneficie, de maneira cada vez mais efetiva, um número crescente de pessoas”. Para aqueles que vêem a universidade pública como um sonho distante, Diego afirma: “é um sonho muito mais próximo do que imaginam. Basta um pouco de dedicação e foco. Vale muito a pena investir.”
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