Sexta-Feira, 1 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

30/11/2017 - Campinas - SP

Câmara aprova lei que obriga uso de máquinas de escaneamento corporal




da assessoria de imprensa 

Projeto foi votado na sessão desta quarta-feira (29). Financeiras têm seis meses para adequações.

Os vereadores de Campinas (SP) aprovaram nesta quarta-feira (29), em segunda votação, o projeto de lei que obriga agências bancárias do município a instalarem máquinas para escaneamento corporal na entrada dos prédios, em substituição aos detectores de metal. Um voto foi contrário.

Em tramitação desde o ano passado, o texto do projeto estabelece que os aparelhos a serem usados nas financeiras são semelhantes aos usados em aeroportos e presídios. As agências terão seis meses para adequações, a partir do momento em que a lei for sancionada pelo Executivo.

Se houver descumprimento, a agência será advertida na primeira autuação e terá 30 dias para instalar o equipamento. Caso isso não seja feito, ela será multada na segunda fiscalização em 5 mil unidades fiscais (Ufics), valor equivalente a R$ 15,5 mil. Depois disso, caso a mudança não seja realizada dentro de 30 dias, haverá multa de 1 mil Ufics para a unidade, segundo o documento.

O objetivo da medida, diz o texto, é elevar a segurança dos clientes das agências. Duas emendas ao projeto foram aprovadas para garantir a privacidade de quem passar pelas máquinas - haverá distorção das imagens do rosto e partes íntimas, e posteriormente elas serão destruídas.

Avaliação

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, em nota, que não comenta projetos de lei em andamento. Além disso, lembrou que as unidades são obrigadas a submeter à Polícia Federal um plano de segurança para que possam funcionar. "Esse plano de segurança é elaborado por equipes técnicas e profissionais que analisam todas as características de cada ponto de atendimento – tais como localização, fluxo de pessoas, layout da agência", informa texto.

Além disso, a assessoria da Febraban frisou que cada instituição financeira determina os padrões de segurança para as agências de acordo com as características da rede de agências.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.