30/6/2017 - Campinas - SP
da assessoria de imprensa
Campinas (SP) prevê arrecadar R$ 80 milhões com aplicação do programa de regularização fiscal aprovado na quarta-feira (28), segundo a Prefeitura. O texto estabelece descontos para quem tem dívidas com o município - redução de até 80% nas multas e 60% nos juros para pagamentos à vista; e de 50% nas multas e 30% nos juros para pagamentos em até 61 vezes. Veja íntegra do projeto.
A possibilidade foi bem recebida pelos moradores, sobretudo nos casos de dívidas ligadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). "Vai passando o prazo, a parcela, e a gente vai pagando outras contas e acaba que ele fica para trás", falou Aurinês Cavalcanti à EPTV, afiliada da TV Globo.
Todo procedimento pode ser feito pela internet e, quem imprimir a guia de pagamento disponível no site do governo, terá desconto extra de 2%. O valor é limitado a R$ 100 por documento.
"Vou aproveitar para renegociar a minha dívida dos retroativos, que são 2011, 2013 e 2014", contou Aparecido Dias.
Já o morador Severino da Silva tem objetivo diferente. "Eu vim refinanciar um imposto do ano passado, só que falaram para mim que não tem como, porque meu imóvel financiado está no nome da compradora", afirmou.
O secretário de Finanças, Tarcísio Cintra, explica que o pagamento de renegociações deve ser mantido e faz orientações para casos idênticos.
"O eventual não pagamento de três parcelas será suspenso o acordo, é rompido. Ele precisa atualizar o cadastro, uma das ações, por exemplo, seria trazer a certidão do registro de imóveis para a Prefeitura, onde conste o nome dele. Aí a atualização é feita, o imóvel é transferido, ele pode fazer a renegociação e participar do Refis", destacou o titular da pasta.
Ações semelhantes também foram adotadas em outros municípios da região, na tentativa de amenizar os reflexos provocados pela crise econômica nas finanças públicas.
Em Valinhos, a Prefeitura autorizou parcelamento de débitos vencidos e inscritos na dívida ativa em abril. Para conseguir, o contribuinte deve ir ao Departamento de Execução Fiscal e preencher um requerimento - os valores podem ser quitados em 36 a 180 parcelas.
Um programa especial de parcelamento está em vigor na cidade de Hortolândia, onde o valor da dívida pode ser dividido de 72 a 120 vezes. Além disso, a administração está à espera da tramitação de um projeto de lei complementar que deve ser votado pelo Legislativo no segundo semestre.
Indaiatuba estuda um programa de incentivo que contemple inscritos em dívida ativa, com expectativa de que seja lançado até dezembro. Em Americana, o governo informou que o Refis deve ser lançado em julho com proposta de descontos e parcelamentos aos inadimplentes.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.