Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

12/1/2017 - Campinas - SP

Chuva deixa 4 cidades em estado de atenção na região de Campinas




da assessoria de imprensa 

Campinas, Águas de Lindóia, Louveira e Socorro registram altos índices.
De acordo com Defesa Civil, maior problema são fortes chuvas localizadas.

O excesso de chuvas nos últimos dias deixou quatro cidades da região em estado de atenção nesta quarta-feira (11). Campinas (SP,) Águas de Lindóia (SP), Louveira (SP) e Socorro (SP) registraram altos índices de precipitação nas últimas 72 horas, o que, de acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado, tem acontecido com frequência no início deste ano.

Segundo Furtado, a quantidade de chuva que atinge a região é normal para este período. Do início da noite de terça-feira (10) até a madrugada desta quarta, Campinas registrou 60 milímetros de precipitação. O coordenador da Defesa Civil ainda afirmou que temporais rápidos e fortes têm atingido muitas cidades da região.

Em Sumaré (SP), na última sexta-feira (6), postes e árvores caíram durante uma tempestade. Ainda segunda a Defesa Civil, Indaiatuba (SP) foi a única cidade da região que registrou uma ocorrência grave de chuva em 2017, quando moradores ficaram sem energia e cerca de 15 árvores caíram.

“O mês de janeiro é considerado o mês mais chuvoso. Além desse excesso, pode ter um temporal muito localizado. O que temos observado são casos bem localizados, às vezes dois ou três na mesma semana, e isso é perigoso”, explicou Furtado.

Preocupações
De acordo com a Defesa Civil, é necessário um acumulado de 80 milímetros de chuvas em um período de até três dias para a cidade entrar em estado de atenção. Com altos índices concentrados, as maiores preocupações são os rios, que podem transbordar, e os riscos de deslizamentos de terra em pontos específicos.

“Em Socorro, a maior questão é para os escorregamentos, porque é área de serras, morros. Em Campinas, o monitoramento é principalmente em relação ao Rio Atibaia. Choveu muito naquela região”, disse o coordenador.

Apesar de ainda não terem sido registradas ocorrências de deslizamento na região, ações preventivas devem ser realizadas durante a Operação Verão, que começou em dezembro do ano passado. “A gente recomenda que a Defesa Civil local realize vistorias preventivas em áreas que ela já conhece propensa a escorregamento. Quando existe uma ocorrência, tem que encarar isso com emergência”, diz Furtado.

Cidades em observação
Além dos municípios que já estão em estado de atenção, as cidades de Americana (SP), Amparo (SP), Artur Nogueira (SP), Holâmbra (SP), Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP), Itapira (SP), Jaguariúna (SP), Mogi Guaçu (SP), Monte Mor (SP), Pedreira (SP) e Vinhedo (SP) estão em observação.

“Pelo período, todas estão em estado de observação. Eles vão monitorando e emitindo os índices de alerta [...] Qualquer cidade, grande ou pequena, a qualquer momento, pode ser afetada por um temporal muito intenso, está sendo a característica da região neste ano”, explica o coordenador regional da Defesa Civil.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.