Sexta-Feira, 1 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

22/8/2018 - Campinas - SP

Comissão do Meio Ambiente vai aprimorar projeto dos canudos biodegradáveis




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Campinas, presidida pelo vereador Luiz Rossini (PV), vai aprimorar o projeto de lei, de autoria do vereador Rubens Gás (PSC), que obriga restaurantes, bares, lanchonetes e vendedores ambulantes a fornecerem canudos de papel biodegradável ou reciclável e hermeticamente embalados. A determinação surgiu após debate entre várias instituições ambientalistas que estiveram na tarde desta terça-feira (21) no Plenário da Câmara discutindo a proposta.

Rossini já adiantou que vai propor uma campanha institucional para conscientizar as pessoas sobre as consequências maléficas para o meio ambiente com o descarte do canudo de plástico. Ele quer também alterar a redação do projeto de lei para evitar que o consumidor utilize outros materiais, principalmente copo plástico, como forma de substituir o canudo plástico.

Presente na reunião a socióloga Cláudia Oliveira, representante da entidade Minha Campinas, apresentou dados sobre a forma abusiva do uso do plástico na sociedade. Ela relatou que o plástico é o terceiro material mais utilizado em todo mundo, que 8 milhões de dejetos plásticos são jogados nos oceanos do planeta e que 13% do lixo brasileiro é formado por compostos plásticos. Como alternativa ao uso do canudo plástico, ele citou por exemplo o canudo de papel ou de vidro reciclado, entre outras opções.

Já Maria Celeste Piva, do Fórum da Economia Solidária, afirmou que o projeto de lei dá margem a ampliação da discussão sobre a questão do processo de reciclagem no Aterro Sanitário Delta A.

Para Carlos Alexandre Silva, presidente da Federação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, a discussão proposta pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Campinas, é de extrema importância por debater com os setores organizados da sociedade civil formas de aprimorar as políticas pública que atendam as demandas da população em relação ao cotidiano e aos impactos com o meio ambiente.

Por fim, a professora Emília Rutkowski, coordenadora do Fórum do Lixo & Cidadania da Região Metropolitana de Campinas, disse que vê o projeto como “simbólico” no sentido que o uso do plástico na sociedade precisa de uma “reflexão” muito maior devido ao consumo excessivo de produtos de derivados de petróleo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.