Sexta-Feira, 1 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

5/9/2017 - Campinas - SP

Crami participa do Simpósio Educação Social: Território de potencialidades




da assessoria de imprensa 

Na sexta-feira, dia 25 de agosto, aconteceu o Simpósio Educação Social: “Território de potencialidades”, na UNIP – Swift. O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar em conjunto com o coletivo de educadores e educadoras que atuam nos Serviço de Proteção Especial de Média Complexidade em Campinas.

A programação iniciou com a apresentação cultural do grupo de dança do Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia. Em seguida, compondo a mesa de diálogos, a diretora do departamento de operações da Assistência Social, Silvia Brito, deu inicio ao debate, agradecendo a participação e a oportunidade enriquecedora da realização do simpósio. A diretora também citou o educador social Alexandre Alves  e destacou o trabalho encantador do educador, através do projeto CRAMI Cultural, idealizado pelo Crami Campinas.

Dando sequência ao debate, Leonardo Lopes, educador social e pedagogo no CPTI,  apresentou a trajetória do coletivo de educadores/as, expondo o histórico do grupo de trabalho da Proteção Especial de média complexidade. O educador social do Crami, Paulo Silva, abordou “As atribuições do educador e educadora social dos serviços de Proteção Especial de média complexidade”, em que ressaltou a importância dos educadores na composição dos espaços nas instituições, além da atuação do educador para além da instituição e sua participação nas famílias.

Ainda na mesa de diálogos, Kelly Regina, educadora social da Afascom, refletiu as ações do educador social e suas contribuições na integração e participação individual e nas famílias. Estela Ferreira, psicóloga, e mediadora da mesa de diálogos, finalizou o debate corroborando com as opiniões anteriores e analisando os desafios e as plenas condições do educador social em falar seu papel para a sociedade rompendo assim a sua invisibilidade.

Durante a tarde ocorreram os trabalhos em grupos com os seguintes eixos temáticos: expressões culturais, trabalho de abordagem social com crianças e adolescentes, trabalho interdisciplinar em grupo e intersetorialidade, e, atendimento às famílias. Os educadores do Crami apresentaram a temática “Expressões Culturais”, em que participaram cerca de 35 pessoas. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar através de dinâmicas os projetos que abordam de modo transversal a cultura e a arte.

O encerramento foi realizado pela mediadora Estela Ferreira que trouxe em sua fala uma perspectiva interessante e provocadora do olhar para o atendimento na Assistência Social, a importância do vínculo estabelecido e as estratégias de atendimento. Além disso, Estela finalizou abordando o contexto atual da política do SUAS no Brasil, refletindo sobre as questões especificas que foram abordadas no simpósio em relação ao Município de Campinas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.