29/11/2016 - Campinas - SP
da assessoria de imprensa
A equipe da área de gastroenterologia cirúrgica do Gastrocentro da Unicamp destacou-se no início desse mês, ao ter quatro trabalhos científicos premiados na XV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), realizada em Belo Horizonte, de 29 de outubro a 2 de novembro.
O trabalho “Prevalência de insuficiência renal aguda no pós-operatório de transplante hepático em pacientes que receberam Basiliximab: análise de 115 pacientes” teve como autores Simone Reges Perales, Fernanda Dias Teramoto, Elaine Cristina de Ataide, Raquel Silveira Bello Stucchi e Ilka de Fátima Santana Ferreira Boin.
O estudo descreveu os pacientes, que no período de 2012 a 2016, foram submetidos a transplante ortotópico de fígado, no Serviço de Transplante de Fígado da Unicamp. Foi observado que os indivíduos que receberam o anticorpo Basiliximab no pós-operatório tiveram menor tendência a desenvolver injúria renal, em que o órgão perde, repentinamente, a sua capacidade de filtrar resíduos, sais e líquidos do sangue.
Por sua vez, o artigo “Resposta patológica completa (ypT0 ypN0) após neoadjuvância no carcinoma espinocelular do esôfago” – elaborado por Giovanni de Carvalho Beraldo, Valdir Tercioti Junior, Luiz Roberto Lopes, João de Souza Coelho Neto e o coordenador do Gastrocentro, Nelson Adami Andreollo – revisou o prontuário de 34 pacientes, reiterando a “impressão clínica de bom prognóstico e de aumento das taxas de sobrevida nos pacientes respondedores à terapêutica neoadjuvante”.
O estudo “Influência da derivação biliopancreática sobre os níveis de GLP-2 em indivíduos diabéticos com obesidade grau I: um estudo prospectivo” contou com a participação de Everton Cazzo, José Carlos Pareja, Elinton Adami Chaim, Martinho Antonio, Murillo Pimentel Utrini, Felipe David Mendonça Chaim, Bruno Geloneze, Maria Rita Lazzarini Barreto e Daniéla Oliveira Magro.
O trabalhou mostrou o aumento dos níveis do hormônio GLP-2 após a Derivação Biliopancreática, e que o mesmo pode desempenhar “uma série de papéis adaptativos, compensatórios e benéficos no contexto desse tipo de cirurgia”.
Também premiado, o trabalho “Observação do controle da asma no indivíduo obeso grau III após perda de peso” foi conduzido por Letícia Baltieri, Débora Aparecida Oliveira Modena, Renata Cristina Gobato, Elaine Cristina Cândido, Luciana Bueno da Silveira Jaroslavsky, Ana Maria Neder e Elinton Adami Chaim, a partir da aplicação do questionário Asthma Control Test (ACT), com indivíduos obesos que iniciaram o acompanhamento pré-operatório no Ambulatório de Cirurgia Bariátrica, e que mencionaram apresentar episódios de broncoespasmo confirmado por espirometria pré e pós-broncodilatador.
Após avaliar 17 pacientes obesos asmáticos, com idade média de 36,6 anos, a pesquisa concluiu que a perda de peso favorece o controle da asma, sendo uma alternativa não medicamentosa para o tratamento.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.