Sexta-Feira, 1 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

18/7/2017 - Campinas - SP

Massa de ar polar deixará Circuito das Águas com temperaturas mínimas até 6ºC mais baixas




da assessoria de imprensa 

Monte Alegre do Sul terá madrugadas em torno de 0ºC a partir desta terça-feira (18). Temperaturas máximas também caem até 8ºC.

s cidades do Circuito das Águas, que concentram as menores temperaturas da região de Campinas (SP), terão queda de até 6ºC nas temperaturas mínimas a partir desta terça-feira (18). O motivo é uma forte massa de ar polar vinda da Argentina, que inclusive já começou a afetar, nesta segunda (17), o clima pelo país. De acordo com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), as máximas também terão queda, e há previsão de chuva.

Monte Alegre do Sul (SP) é a cidade que mais chegará perto de 0ºC, segundo Orivaldo Brunini, pesquisador do IAC, da Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A estância é conhecida pela produção de morangos.

"Monte Alegre pode ter um pouco de geada, na baixada, mas nada que afete as culturas, que geralmente são culturas de inverno. A não ser que tenhamos uma sequência muito grande de dias com frio. Aí, vc atrasa o crescimento das plantas", explica.

A sensação térmica poderá ser ainda menor nas cidades, pois varia de acordo com a velocidade dos ventos e a localização geográfica, com diferentes altitudes na região.

Em Amparo (SP), que teve mínimas em torno de 11ºC nos últimos dias, os moradores têm percebido que esse inverno está mais frio.

"Tomar chocolate quente, bem agasalhada. Esse ano acho que está mais frio do que os outros anos", conta a estudante Victoria de Oliveira Campos Bueno .

"Frio pra mim é 10ºC. Eu gosto do inverno, mas quando faz muito frio eu prefiro ficar em casa fazendo o meu tricô do que sair, principalmente à noite. E esse ano está bem mais frio do que o ano passado", afirma a dona de casa Antonia Giraldi.

Brunini diz, ainda, que existe uma possibilidade de temperaturas ainda mais baixas até a primeira quinzena de setembro. [Veja as temperaturas mínimas na última semana nas estâncias, abaixo]

Calor 'fake'

Os moradores da região do Circuito perceberam alta na temperatura nos últimos dias, mas esse comportamento do clima também "ajuda" a viabilizar a chegada da massa fria, segundo o pesquisador.

"Antes da passagem de uma massa polar no inverno você tem um aquecimento que até favorece a entrada da massa polar, por causa da mudança na direção dos ventos. Com a passagem da frente fria a temperatura vai cair consideralvelmente", ressalta Brunini.

De acordo com as previsões do IAC, a temperatura máxima terá queda entre 6ºC e 8ºC. "Deve cair até mais, como vai chover, nublado, o aquecimento da superfície vai ser menor", completa o pesquisador.

A previsão é que a chuva prevista não seja tão intensa e que no final da semana, entre quinta e sexta-feira, a chance de precipitações diminua.

Temperaturas mínimas na última semana

 

  • Monte Alegre do Sul - de 3,5ºC a 4,9ºC
  • Socorro - de 6,4ºC a 7,7ºC
  • Serra Negra - de 8,2ºC a 12ºC
  • Jaguariúna - de 8,5ºC a 10,1ºC
  • Holambra - de 10,5ºC a 13,1ºC
  • Amparo - de 11,6ºC a 14º C
  • Águas de Lindoia - de 11,1ºC a 13,4ºC
  • Pedreira - de 12ºC a 14,8ºC


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.