Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

8/8/2017 - Campinas - SP

Mestre cervejeiro destaca importância cultural e social da cerveja




da assessoria de imprensa 

Profissional ressalta que bebida teve um papel fundamental na história da humanidade; confira alguns fatos sobre a bebida!

Você sabia que a cerveja teve um papel fundamental na história da humanidade? Ela já serviu como pagamento por trabalhos pesados e até salvou pessoas da peste negra na Europa, e hoje é assunto e companheira dos famosos papos de bar. Para Samuel Mendoça, presidente do recém-criado Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas (RMC), as pessoas estão descobrindo, aos poucos, a importância cultural e social da bebida.

“A cerveja se encaixa na vida do brasileiro. Já temos essa cultura de beber cerveja, agora as pessoas estão descobrindo que ela tem uma história antiga, que contribuiu para a humanidade e aí as histórias geram mais conversas, interesse e aumenta a sociabilidade.”

Sócio de uma microcervejaria de Campinas (SP), Mendonça e outros parceiros de consumo e produção da bebida têm notato que o crescimento do mercado da cerveja artesanal tem despertado o interesse dos consumidores por conhecimento.

Para satisfazer a curiosidades dos bebedores, o G1 preparou uma lista com várias curiosidades da história da cerveja. Confira:

Curiosidades

  • Há registro de fabricação de cerveja 3.400 a.C., ou seja, 400 anos antes da invenção da roda, marcada em 3.000 a.C.
  • O primeiro povo a desenvolver a escrita foi o sumério. De acordo com os registros históricos, receitas de cervejas e transações comerciais foram criptografadas no barro.
  • Aliás, no Império mesopotâmico foi escrito o Código de Hamurábi, por volta de 1.730 a.C. Um dos artigos desse código previa o afogamento do cervejeiro em sua própria bebida, caso ela fosse intragável.
  • Na sociedade babilônica, o cervejeiro era um homem de reputação, dispensado do serviço militar sob a condição de suprir o exército com a sua bebida. Nos bordéis, cada prostituta produzia sua cerveja para oferecer aos clientes.
  • O mais antigo registro encontrado sobre uma cervejaria diz que em Tebad (Egito), em 3.400 a.C., eram fabricados dois tipos da bebida: a cerveja dos notáveis e a cerveja de Tebas.
  • Cerveja era o pagamento para os trabalhadores que construíram as pirâmides de Gizé: 4 litros por dia. Cerveja era considerada alimento, por isso até hoje é conhecida como o "pão líquido".
  • A cerveja salvou muitas pessoas da peste negra na Europa, no século 14. Abades, fabricantes da bebida, mandavam seus fiéis substituí-la pela água – como graças ao álcool ela era menos contaminada que a água, deu certo. E muitos abades foram canonizados por salvar a vida de milhares de pessoas.
  • A pasteurização só existe por causa da cerveja. Em suas pesquisas sobre a transformação do açúcar em álcool, Louis Pasteur acabou descobrindo o processo, registrado em um livro chamado Estudos sobre a Cerveja.
  • A primeira bomba hidráulica, criada por Joseph Bramah, em 1.785, foi feita para retirar cerveja dos barris.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.