28/5/2020 - Campinas - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
O vereador Jorge da Farmácia (PSDB) protocolou Moção de apoio ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) "Anísio Teixeira" pelo novo recurso desenvolvido, para a realização da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020, por pessoas com deficiência visual.
O instituto desenvolveu um software capaz de realizar a leitura da tela para o participante que será disponibilizado em mídia digital por meio de um computador providenciado pela autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
A iniciativa dará mais acessibilidade e autonomia para o participante que poderá navegar pela prova de acordo com a sua vontade, podendo ler a prova na ordem que desejar, repetir a leitura quantas vezes considerar necessário ou retomar uma questão no ponto em que escolher.
O Enem já conta com uma série de auxílios para que mais pessoas possam optar como preferem realizar o exame como o uso de prova em braile; a prova com letra ampliada; o tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a vídeoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras).
Também são oferecidos serviços de apoio, como o tradutor-intérprete, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial e a permissão de máquina de escrever Braille em provas impressas e demais instrumentos que auxiliam as pessoas com deficiência.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.