2/2/2018 - Campinas - SP
da assessoria de imprensa
O número de estudantes estrangeiros matriculados em escolas estaduais aumentou 22% em um ano na região de Campinas (SP), de acordo com dados da Secretaria Estadual de Educação. O balanço apontou que o índice de alunos de fora do Brasil nas unidades passou de 453 em 2016 para 553 no ano passado. Os dados contemplam 32 das 49 cidades da área de cobertura da EPTV, afiliada da TV Globo. [veja os números na tabela abaixo]
Em todos os 32 municípios, são encontrados alunos de 74 países diferentes. O governo estadual não informou o motivo para o aumento, mas muitos dos lugares de origem dos estudantes sofrem com miséria, guerra e tragédias naturais, entre eles Bolívia, Haiti, Síria e Angola.
Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os docentes e funcionários recebem uma capacitação especial para trabalhar com os estudantes estrangeiros. O dirigente de ensino de Campinas, Nivaldo Vicente, afirmou que, por se tratar de culturas diferentes, os professores precisam entender melhor a origem dos alunos para poder deixá-los à vontade em sala de aula.
“É uma troca. Eles têm total liberdade para falar do país deles, da cultura deles, todo mundo aprende um pouco e eles se sentem devidamente inseridos no ambiente da escola", disse a diretora da Escola Estadual Consuelo Freire Brandão, Vandete Ribeiro.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.