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11/9/2018 - Campinas - SP

Ouvidoria da Câmara de Campinas serve de exemplo a outros Legislativos




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Campinas vem se tornando exemplo para Legislativos desta cidade. Nos últimos três meses, além de consultas por telefone ou meios eletrônicos de outras Câmaras, a Ouvidoria da CMC já recebeu visitas de três parlamentos municipais: Itaí, São Carlos e, na última semana, São José do Rio Preto.

“Mais do que prestígio, esta procura mostra que estamos no caminho certo e ficamos felizes em poder colaborar com os colegas de outros municípios. A Ouvidoria da Câmara de Campinas está entre as  dez do Brasil que são certificadas pela Escola Nacional de Educação Pública (Enap) e trabalhamos continuamente para melhorar os serviços oferecidos. Em breve, por exemplo, teremos no Plenário totens com computadores disponíveis aos visitantes e qualquer cidadão que vier acompanhar uma reunião poderá  deixar na hora uma reclamação, sugestão, elogio ou duvida”, diz o ouvidor Tadeu Marcos.

A advogada Danathielle Louise Moitin, da Câmara de São José do Rio Preto, conta o que levou aquela Casa de Leis a procurar por Campinas. “Nos informamos sobre a qualidade do serviço e, em razão de ter sido promulgada a lei federal 13460, que trata das ouvidorias, achamos por bem visitar uma câmara onde os serviços já funcionam com excelência para tirar os paradigmas para implementar isso na nossa casa legislativa”, pontua.

Enap/Ouvidoria-Geral da União

Até em virtude da falta de cursos específicos no Brasil sobre o tema, a Ouvidoria-Geral da União, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública  (Enap0 desenvolveu uma série de cursos para qualificar ouvidores no país. Na Câmara, tanto o ouvidor como os dois servidores que trabalham no departamento já se qualificaram, concluindo os oito cursos oferecidos.  

O programa, que totaliza 160 horas, aborda os temas Gestão em Ouvidoria; Controle Social, Ética e Serviço Público; Introdução à Gestão de Processos; Acesso à Informação; Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias Públicas; Defesa do Usuário; e Simplificação e Tratamento de Denúncias em Ouvidoria.

Tadeu Marcos enfatiza a importância desta formação e destaca que ela faz parte de uma linha de pensamento que tem possibilitado o fortalecimento da Ouvidoria. “Há uma determinação do presidente Rafa Zimbaldi em trabalhar a questão da transparência de maneira ampla na Câmara e  a conscientização dos servidores de que eles são peça fundamental nesse processo. O que mais se busca hoje é a informação on line e em tempo rápido, e  isso só pode ocorrer se quem produz o trabalho alimenta a informação”, conclui.

 



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