15/10/2019 - Campinas - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O vereador Rodrigo da Farmadic (PP) quer que o Transporte Público da cidade passe a aceitar pagamento de tarifas de ônibus com cartões de crédito e débito, ou ainda qualquer equipamento eletrônico que tenha tecnologia de pagamento por aproximação, como celulares, smartwatches ou pulseiras com NFC. O parlamentar, que é 1º secretário da Mesa Diretora do Legislativo, já oficiou o secretário Municipal de Transportes, Carlos José Barreiro, solicitando que se iniciem estudos para a implementação deste sistema possa ser feito na cidade o mais rápido possível.
“Entendo que este tipo de iniciativa tem de vir do Executivo, razão pela qual optei por acionar o secretário em vez de fazer um projeto de lei. Em São Paulo, capital, já está em curso um projeto municipal que permite o pagamento de tarifas neste formato, com cartões de crédito, débito etc. O sistema que está sendo testado na capital paulista permite que a cobrança da tarifa seja efetuada de forma simples e rápida, bastando apenas que o passageiro encoste o equipamento ou o cartão no validador do ônibus, sem a necessidade de digitar senha”, pontua o parlamentar.
Além disso, acrescenta, a tecnologia já é utilizada em Jundiaí, município que foi o pioneiro no Brasil e a primeira cidade da América Latina a implementar o sistema de pagamento contactless (sem contato) em 100% de sua frota de ônibus. “Trata-se de uma ferramenta tecnológica utilizada para o pagamento de tarifas do transporte público em várias cidades do mundo. Campinas foi considerada a cidade mais inteligente e conectada do Brasil em 2019, é um município conhecido internacionalmente pela adoção de práticas inovadoras e por sua vocação para o desenvolvimento de novas tecnologias”, destaca.
Farmadic conclui: “Nesse contexto, entendo que a implantação desse novo mecanismo de cobrança de tarifas seria uma boa opção para o transporte público de nossa cidade, pois sistema permite que pessoas de outras cidades ou usuários eventuais possam utilizar o transporte coletivo municipal com mais facilidade e praticidade, pagando diretamente com cartão ou equipamento eletrônico que tenha tecnologia de pagamento por aproximação, sem a necessidade de adquirir o bilhete com QR Code.”
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.