25/8/2016 - Campinas - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
Por intermédio da Agência de Inovação Inova Unicamp, a Unicamp firmou parceria para oferta de tecnologias para empresas francesas – sediadas no Brasil ou no exterior. A aproximação entre a instituição de ensino e pesquisa e as empresas franco-brasileiras foi possibilitada graças ao programa LePont – que significa “a Ponte”, em francês – promovida pela Embaixada da França no Brasil e o Senai-SP.
A ideia é que a iniciativa estimule a aproximação entre a indústria e a academia, visando o licenciamento e a transferência de tecnologias acadêmicas (patenteadas ou não) para empresas que queiram investir no Brasil ou no desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras. “Este processo visa reduzir o tempo e o custo do desenvolvimento de novas tecnologias baseadas nas ´invenções´ acadêmicas no âmbito de aumentar a competitividade empresarial”, aponta Cyrille Munoz, especialista em Inovação Tecnológica do Ministério de Assuntos Internacionais da França e que atua na Embaixada Francesa no Brasil.
Munoz explica que o programa irá prospectar as demandas das indústrias e buscará soluções nas universidades francesas e brasileiras. “Esse programa prospectará as demandas das indústrias e buscará soluções pertinentes produzidas pelas universidades francesas e brasileiras. Encontrada a solução ideal, ela será desenvolvida até ser compatível com a produção industrial. O projeto é baseado numa rede de parceiros, atores franco-brasileiros, que atuam para o desenvolvimento da inovação tecnológica e de novos negócios, criando uma ponte entre o mundo empresarial e acadêmico”, revela.
Ele diz que o projeto surgiu a partir da experiência dele com inovação tecnologia e transferência de tecnologia, uma vez que ocupou, durante dez anos, o cargo de diretor da Agência de Inovação da Universidade Federal de Toulouse, no sul da França, e atua há quinze anos no setor de inovação na França e no Brasil. “A problemática da transferência tecnológica entre o meio acadêmico e empresarial já é minha preocupação desde muitos anos e posso dizer que temos, agora, na França uma experiência bem robusta sobre o assunto”, comenta. Ele diz que esta parceria é fruto da preocupação desse país europeu com o tema inovação, que já apresenta uma política solidificada sobre o tema. “Foram investidos mais de 900 milhões de euros para favorecer a transferência tecnológica entre a academia e a indústria, através da criação de um modelo de Sociedade de Aceleração da Transferência Tecnológica (SATT), em 2011. O modelo da LePont é inspirado nisso”, confirma.
Para Iara Ferreira, diretora de Parcerias da Inova, o programa é importante para internacionalização das tecnologias desenvolvidas na Unicamp. “Sabemos que nossas tecnologias podem contribuir positivamente para resolver problemas enfrentados pela indústria – tanto nacional, quanto mundial. Acredito que essa iniciativa irá colaborar positivamente para levar nossas tecnologias para o mercado europeu”, aponta.
O especialista em inovação defende a importância da participação da Unicamp, uma das melhores instituições de ensino superior do país. “A Unicamp é um parceiro estratégico de longo relacionamento com a França. Esse relacionamento é muito bem-sucedido no âmbito da pesquisa e da formação acadêmica. A inovação é uma oportunidade”, acredita. Ele ressalta ainda o comprometimento dos profissionais da Inova Unicamp no relacionamento com empresas nacionais e internacionais, em prol da inovação. “A Agência de Inovação Inova Unicamp possui agilidade, experiência e profissionalismo com grande potencial de prover patentes e tecnologias inovadoras”, corrobora Munoz.
O LePont conta também com a colaboração do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), que, segundo ele, apresenta conhecimento da cultura industrial e irá trabalhar em parceria com as indústrias e as universidades em projetos que necessitarem de tecnologias industriais básicas, tais como: metrologia, avaliação de conformidade, projetos de scale up e tecnologias de gestão. “O Programa LePont funciona em modo cooperativo, tirando o melhor proveito de todos os parceiros no âmbito de acelerar a transferência da tecnologia solicitada pelas empresas para o desenvolvimento da competitividade”, frisa o representante da Embaixada.
Vale lembrar que a Unicamp já possui projetos em parcerias com empresas francesas, tais como o que foi firmado entre a universidade e o grupo francês Peugeot-Citroen e que é coordenado pelo professor Waldyr Luiz Ribeiro Gallo, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Leia aqui.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.