Sexta-Feira, 1 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

6/3/2018 - Campinas - SP

Vereador Ailton da Farmácia que pede descentralização da Farmácia de Alto Custo




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Câmara de Campinas aprovou, na sessão desta quarta-feira, 28/2, moção de autoria do vereador Ailton da Farmácia (PSD) que propõe ao Governo do Estado, à Secretaria de Estado da Saúde e ao Departamento Regional de Saúde – DRS VII – a descentralização da Farmácia de Alto Custo. A única sede para a distribuição de medicamentos para a população de 43 municípios fica em Campinas, no Bairro Ponte Preta. O objetivo é sensibilizar o Governo a implantar uma sede no Distrito do Ouro Verde.

De acordo com o vereador Ailton da Farmácia, pessoas com enfermidades, que necessitam de medicamento de uso continuado e uma parcela de idosos se aglomeram no prédio da Farmácia de Alto Custo, localizado na Rua Gen. Setembrino de Carvalho, nº 123 B. “Usuários ficam, muitas vezes, em filas de espera na calçada, há insuficiência de cadeiras para que aguardem atendimento sentados. A sede do Bairro Ponte Preta é considerada pequena para as proporções de atendimento em uma Região Metropolitana como a de Campinas”, frisou o vereador.

As doenças onde o medicamento é encontrado apenas nas Farmácias de Alto Custo são variadas e graves: pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), transtorno mental, doenças crônico-degenerativas, como câncer, esclerose, lúpus, artrite, Parkinson, Alzheimer, doenças de Chron, hepatite B e C, endometriose, retocolite, talassemia, diabetes, insípidus, asma, mioma, colesterol, osteoporose, entre outras. 

O vereador explicou que recém-nascidos necessitam, por exemplo, de leite apropriado e recorrem ao Programa, assim como crianças e adolescentes podem ser obrigados a tratamento com hormônios, ou mesmo adultos com doenças degenerativas ou autoimunes. “São pessoas humildes e desprovidas de recursos financeiros, que só têm um local a recorrer”, ressaltou.

Para Ailton, o Distrito do Ouro Verde seria o melhor local para implantar mais uma sede da Farmácia de Alto Custo. “O bairro fica a 14 quilômetros da região central. Possui população de 240 mil habitantes e 140 bairros. Também faz divisa com o Distrito do Campo Grande, criado em 2015, e que possui 190 mil habitantes, divididos em 90 bairros. Uma sede da Farmácia de Alto Custo localizada no Distrito Ouro Verde representa um avanço no sentido de melhorar o atendimento para a população de cidades limítrofes a Campinas”, finalizou o vereador.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.