Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

29/11/2019 - Campinas - SP

Vereadores aprovam em segunda votação bônus salarial aos servidores da Secretaria




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Câmara de Campinas aprovou de forma definitiva e por unanimidade dos vereadores presentes em plenário o projeto de lei que institui o bônus salarial de desempenho educacional, a ser concedido aos servidores públicos efetivos da rede de ensino, incluindo os funcionários da Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec).

O Poder Executivo, autor da proposta, aponta que o benefício será dado em decorrência da evolução na qualidade da educação durante o período de 2015 a 2018 aferidos por intermédio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e auditados pelo Ministério da Educação.

O vereador Luiz Rossini (PV), líder do governo da Câmara, argumentou que o projeto é mais uma demonstração que o governo municipal está priorizando a educação ao valorizar a categoria. “Só foi possível conceder esse benefício graças as ações da prefeitura que permitiram o aumento na arrecadação para suportar financeiramente a concessão do bônus”.

Alguns parlamentares, mesmo votando a favor da matéria, questionaram os critérios apresentados para o benefício. Deixará de ganhar o prêmio, estabelecido de um a três salários base de referência, quem perder dias de trabalho por faltas injustificadas, excesso de licença médica ou infração administrativa.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os professores da rede de Campinas recebem um dos melhores salários do país, de R$ 5.720 por 40 horas semanais, mais do que o dobro do piso nacional, que é de R$ 2.557.

Também foi aprovado o projeto de autoria do presidente da Câmara, vereador Marcos Bernardelli (PSDB), que altera o Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos do Município de Campinas, para garantir que todas as pessoas com deficiência ou com necessidades especiais tenham direito a presença de seus cães de assistência nos locais, públicos ou privados de uso coletivo, que frequentam. Atualmente, a lei garante este direito apenas aos deficientes visuais.

 Confira a votação de todos os itens da pauta da 73ª reunião ordinária da Câmara de Campinas. 

1) APROVADO 2ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 56/19, Processo nº 231.433, de autoria do Prefeito Municipal, que “institui o Bônus de Desempenho Educacional para os servidores ativos da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal para a Educação Comunitária – Fumec, na forma que especifica”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável.

O projeto estabelece um bônus de desempenho a ser concedido aos servidores públicos municipais da Rede de Ensino, em reconhecimento ao esforço conjunto da categoria e consequente evolução na qualidade da educação municipal no período de 2015 a 2018, aferido por intermédio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. O bônus será concedido apenas aos servidores em efetivo exercício na Secretaria Municipal de Educação ou na Fundação Municipal para Educação Comunitária – FUMEC, será pago até o dia 30 de janeiro de 2020 e ficará limitado a pagamento máximo de 03 salários-base do cargo do servidor.

2) RETIRADO DE PAUTA. 1ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 241/18, Processo nº 227.839, de autoria do senhor Rafa Zimbaldi, que “revoga a Lei nº 13.968, de 17 de dezembro de 2010, que ‘proíbe a utilização de telefone celular ou equipamento similar no interior dos estabelecimentos bancários e instituições assemelhadas, e dá outras providências’”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável.

O projeto pretende revogar lei que proíbe a utilização de telefone celular ou equipamento similar no interior dos bancos e instituições semelhantes. Segundo o autor da propositura, a lei se tornou obsoleta, pois, com o desenvolvimento da tecnologia, os celulares passaram a ser utilizados também como mecanismos adicionais de segurança, como o mecanismo de token. Ele também argumenta que o celular é utilizado como instrumento de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade

3) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei nº 130/19, Processo nº 230.084, de autoria do senhor Carlão do PT, que “denomina Base Operacional II – Maria Cristina von Zuben de Arruda Camargo uma base operacional da Guarda Municipal de Campinas”. Parecer da Comissão de Educação e Esporte: favorável.

Será denominada a Base Operacional II da Guarda Municipal localizada na Avenida Dr. Moraes Sales, no Centro de Campinas. A denominação é uma homenagem a uma ex-Secretária Municipal dos Assuntos de Segurança Pública.

4) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei nº 190/19, Processo nº 230.480, de autoria do senhor Carlão do PT, que “denomina Praça Liberato de Morais uma praça pública do município de Campinas”. Parecer da Comissão de Educação e Esporte: favorável.

Será denominada uma praça sem designação, com área de 800 m², do loteamento Vila Presidente Costa e Silva, situada entre a Rua dos Imarés (Rua 34) e a Rua Itatins (Rua 33), no mesmo loteamento. A denominação é uma homenagem a um dos fundadores da escola de samba Estrela D’alva.

5) APROVADO. 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 14/19, Processo nº 229.514, de autoria do Prefeito Municipal, com emenda, que “autoriza a doação de terrenos de propriedade do Município à União para fins de expansão da área do Aeroporto de Viracopos em Campinas”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável ao projeto e à emenda.

O projeto tem por objetivo autorizar o executivo a doar diversas áreas do Jardim Guayanilla para União, para expansão do Aeroporto Internacional de Campinas. A União deverá dar o devido destino a estes espaços no prazo de 5 anos, contados da publicação da lei. Caso não atenda ao prazo, estas áreas serão revertidas para o município.

6) APROVADO. 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 38/19, Processo nº 230.660, de autoria do Prefeito Municipal, que “dispõe sobre a desafetação de área de praça da classe de bens públicos de uso comum do povo para afetação ao uso especial, a fim de regularizar imóvel em que se encontra instalada unidade de saúde localizada no loteamento Jardim Campineiro”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável.

O projeto tem por objetivo desincorporar, da classe de bens de uso comum do povo, um imóvel localizado no Jardim Campineiro, e transferi-lo para classe de bens de uso especial. Esse procedimento é necessário para regularização do imóvel, junto ao cartório de registro de imóveis, e captação de recursos externos para sua ampliação e reforma.

7) APROVADO. 2ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 197/19, Processo nº 230.659, de autoria do senhor Marcos Bernardelli, que “acresce e altera dispositivos da Lei nº 15.449, de 28 de junho de 2017, para estabelecer o direito de as pessoas com deficiências ou com necessidades especiais serem acompanhadas por cães de assistência, que lhes auxiliem em suas deficiências e necessidades”. Pareceres da Comissão de Constituição e Legalidade, da Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida e da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais: favoráveis.

O projeto tem por objetivo alterar o “Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos do Município de Campinas”, para garantir que todas as pessoas com deficiência ou com necessidades especiais tenham direito a presença de seus cães de assistência nos locais, públicos ou privados de uso coletivo, que frequentam. Atualmente, a lei garante este direito apenas aos deficientes visuais.

8) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei nº 216/19, Processo nº 230.864, de autoria do senhor Paulo Haddad, que “denomina Praça Arlindo de Godoy uma praça pública do município de Campinas”. Parecer da Comissão de Educação e Esporte: favorável.

Será denominada a Praça 04, com área de 570 m², do loteamento Jardim Conceição, do Distrito de Sousas, situada entre a rua Guilherme de Almeida (Rua 07) e Rua Michel Fares (Rua 11), no mesmo loteamento. Arlindo de Godoy foi um importante comerciante de Sousas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.