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26/1/2017 - Campinas - SP

Viracopos cai em análise do governo e resultado é mais baixo desde 2014




da assessoria de imprensa

Aeroporto em Campinas, SP, recebeu nota 4,21 em escala que vai de 1 a 5.
Concessionária afirma que estuda resultado para elaborar planos de ações.

O índice de satisfação geral dos passageiros no Aeroporto de Viracopos diminuiu, de acordo com o Ministério dos Transportes. Uma pesquisa realizada no último trimestre de 2016 mostra que o terminal em Campinas (SP) recebeu nota 4,21 em uma escala que varia de 1 a 5, a mais baixa desde o terceiro trimestre de 2014, quando a estrutura recebeu 4,17 na avaliação.

Divulgado nesta terça-feira (24), o levantamento considerou as opiniões de 14 mil passageiros nos 15 principais aeroportos brasileiros, distribuídos entre voos domésticos e internacionais.

Viracopos, que chegou a ser o mais bem avaliado no primeiro trimestre do ano passado, caiu para 11º lugar na classificação mais recente. O aeroporto de Salvador (BA) teve pior avaliação entre os usuários, enquanto o terminal de Curitiba (PR) ficou na primeira colocação do ranking.

O terminal em Campinas está entre os cinco aeroportos que tiveram redução de nota, segundo a União, no comparativo com o trimestre anterior. Na penúltima análise, Viracopos recebeu 4,39. À época, a estrutura estava na quinta colocação do levantamento feito pelo governo federal.

Indicadores
A pesquisa apresenta cinco grupos de indicadores: infraestrutura aeroportuária, facilidades ao passageiro, companhias aéreas, órgãos públicos e transporte público. Entre os itens de Viracopos que receberam nota inferior a 4 durante a avaliação dos passageiros estão:

- qualidade da internet/Wi-Fi (2,24);
- custo benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes (2,59);
- custo benefício de produtos comerciais (2,78);
- e disponibilidade e localização de caixas/casas de câmbio (3,06);
- custo-benefício do estacionamento (3,41);
- quantidade e qualidade lanchonetes/restaurantes (3,74);
- quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais (3,79);
- disponibilidade de transporte público para o aeroporto (3,80);
- velocidade de restituição da bagagem (3,86)

A maior nota obtida pelo aeroporto foi de 4,40 para "tempo de fila no check-in (autoatendimento)". Notas superiores a 4,21, índice geral de satisfação dos passsageiros, foram atribuídos para:

- cordialidade dos funcionários da emigração (4,36);
- qualidade da informação prestada pela companhia aérea (4,31);
- tempo de fila na emigração (4,31);
- cordialidade de prestatividade dos funcionários do check-in (4,30);
- cordialidade do funcionário da aduana (4,29)
- cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,28);
- facilidade de embarque/desembarque no meio-fio (4,28);
- confiabilidade da inspeção de segurança (4,27);
- qualidade das instalações de estacionamento de veículos (4,25);
- disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,24);
- limpeza dos sanitários (4,23);
- limpeza geral do aeroporto (4,23);
- sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto (4,23);
- tempo de fila na inspeção de segurança (4,22)

O que diz a concessionária
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou, em nota, que investe para melhorar a experiência dos passageiros. Além disso, frisou que uma equipe multidisciplinar estuda e analisa os resultados das pesquisas para elaborar planos de ações em busca de melhorias.

"Em todas as pesquisas realizadas a média das notas de Viracopos sempre ficou acima da meta estabelecida, que é nota 4 em uma escala de 0 a 5", informa texto da assessoria.



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